Início O PNED Documentos Orientadores Ética na Web Área do Provedor Bandeira da Ética Contatos
Recursos Pedagógicos Concursos Campanhas Publicações Espaço de Opinião Newsletter Galerias

Publicações

Títulos publicados pelo Plano Nacional de Ética no Desporto:

Ética desportiva para todos!

Ano: 2016

Sinopse:

“Ética desportiva para todos” com adaptação de Sandra Marques, é uma publicação direcionada para pessoas com deficiência e de leitura fácil. Apresenta-se nas versões impressa, braille e áudio. Procura abordar o tema da ética, e dos valores no desporto de forma inclusiva, e com conceitos muito simples. Trata-se de uma publicação do PNED, em parceria com a DGE, FENACERCI, INR, FPDD, Comité Paralímpico de Portugal, ILIDH e POPH.
Versão PDF aqui, versão audio aqui

Mais documentação (em formato braille e em formato Daisy) aqui.

Artigo - Ética desportiva para todos!

As aventuras de Splitz! – o pequeno herói

Ricardo Roque Martins

Ano: 2016

Sinopse:

A Banda Desenhada “As aventuras de Splitz! – o pequeno herói” de Ricardo Roque Martins, trata-se de um conjunto de cinco histórias desenhadas que abordam os temas do bullying, da discriminação, da conciliação entre a vida académica e desporto, o individualismo e o doping no desporto. Com uma linguagem juvenil e desenhos originais esta publicação vai ao encontro das crianças e dos jovens possibilitando uma reflexão sobre valores e desafios no desporto. Mais uma publicação do PNED que contou com o apoio do POPH e ILIDH.

Banda desenhada disponível aqui.

Artigo - As aventuras de Splitz! – o pequeno herói

Ética no Desporto - Linhas Orientadoras para Treinadores

Bruno Avelar Rosa - iLIDH

Ano: 2014

Sinopse:

Os treinadores, enquanto agentes centrais no processo de desenvolvimento desportivo, desempenham um papel fundamental na transmissão de valores éticos a todos os que com eles se relacionam, em particular os seus praticantes, sendo esta responsabilidade também partilhada pelas instituições às quais estes estão vinculados, na medida em que estas representam a sua comunidade de prática, desenvolvimento e partilha.
Neste sentido, as “Linhas Orientadoras para Treinadores” apresentadas têm por objetivo potenciar o enquadramento dos treinadores relativamente à sua intervenção pedagógica junto dos seus praticantes, particularmente os mais jovens, do ponto de vista da educação para valores e ética desportiva.

Livro disponível aqui.

Artigo - Ética no Desporto - Linhas Orientadoras para Treinadores

Ética no Desporto - Linhas Orientadoras para Professores

Bruno Avelar Rosa - iLIDH

Ano: 2014

Sinopse:

Os professores em geral e os de Educação Física em particular são figuras centrais no processo educativo. É dos professores a responsabilidade na orientação e transmissão dos valores éticos, seja no contexto específico das aulas de Educação Física ou das atividades de Desporto Escolar, seja num âmbito mais alargado como é a educação para a cidadania, na qual a educação desportiva pode jogar um papel fundamental.  Neste sentido, as “Linhas Orientadoras para Professores” apresentadas têm por objetivo potenciar o enquadramento dos professores relativamente à sua intervenção pedagógica junto dos seus alunos, particularmente os mais jovens, do ponto de vista da educação para valores e ética desportiva.

Livro disponível aqui.

Artigo - Ética no Desporto - Linhas Orientadoras para Professores

Manual de Boas Práticas Ambientais no Desporto – Ética Desportiva

Professor Francisco Ferreira

Ano: 2015

Sinopse:

Na construção de uma sociedade mais sustentável, o desporto é uma excelente via para melhorar a qualidade de vida e a saúde da população em geral.
O Manual de Boas Práticas Ambientais no Desporto apresenta um enorme conjunto de oportunidades para promover a sensibilização ambiental, desenvolvendo ações diferenciadas e de construção de capacidades na sociedade nos domínios ambiental, social e económico, para além de motivar princípios de responsabilidade, entendimento e partilha.
Ao envolver um vasto conjunto de interlocutores, desde organizadores, participantes, passando pelos patrocinadores, por organizações não-governamentais, e envolvendo o público, afigura-se como uma estrutura perfeita para dinamização de ações relacionadas com um futuro mais sustentável.

Livro disponível aqui.

Artigo - Manual de Boas Práticas Ambientais no Desporto – Ética Desportiva

Código de Ética Desportiva

António Sérgio dos Santos Magalhães, Guilherme Muller, José Carlos Lima e Rui Alexandre Jesus

Ano: 2014

Sinopse:

Dando cumprimento ao desafio do Código de Ética no Desporto do Conselho da Europa, adotado pelos Ministros europeus responsáveis pelo desporto, em Maio de 1992, para que os estados membros da UE criassem os seus códigos de ética desportiva, nasce, por iniciativa do XIX Governo Constitucional, e no âmbito do PNED, o Código de Ética Desportiva em Portugal.
Nele estão vertidas as normas de conduta que devem orientar a ação dos diferentes intervenientes no desporto, sejam os poderes tutelares, os praticantes, os professores, a Escola, os treinadores, os juízes e árbitros, os dirigentes, os agentes, os pais e encarregados de educação, os médicos e demais profissionais de saúde, as entidades e organizações desportivas, os espetadores e os meios de comunicação social.

Livro disponível aqui.


O Manual Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED)

Autores: José Carlos Novais Lima, Paulo José Carvalho Marcolino

Ano: 2012

Sinopse:

O Manual Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) é um conjunto de iniciativas estruturadas e planificadas, que visam promover os valores inerentes à prática desportiva, e que se traduzem no espírito desportivo, no que de mais nobre ele encerra. Valores como: Fair-Play, o respeito pelas regras do jogo; o jogo limpo; o respeito pelo outro; a responsabilidade; amizade; a relação e a interajuda; o respeito pelo corpo; o bem-estar; o crescimento harmónico da pessoa; voluntariado; a educação, entre muitos outros. Valores, estes, que se prendem que sejam assimilados e vividos na prática desportiva.
O Manual Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) é uma edição do Instituto Português do Desporto e Juventude, Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, com o apoio do Plano Nacional de Ética no Desporto.

"A questão central do desporto (…) não é desportiva mas sim educativa".
(Melo de Carvalho)  

Livro disponível aqui.


Carta Olímpica - Tradução oficiosa

Autores: Alexandre Miguel Mestre, Filipa Saldanha Lopes

Ano: 2012

Sinopse:

A Carta Olímpica, em vigor desde 8 de julho de 2011, é um documento estruturante do Movimento Olímpico, que contém a codificação dos Princípios Fundamentais do Olímpismo, das Regras e dos Textos de Aplicação adoptados pelo Comité Olímpico Internacional. A Carta Olímpica é editada, pela primeira vez, em língua portuguesa pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, com o apoio do Plano Nacional de Ética no Desporto e colaboração do Comité Olímpico de Portugal.    

"O olimpismo é uma filosofia de vida, que coloca o desporto ao serviço da humanidade."

Livro disponível aqui.



Página Inicial | Contatos | Política de Privacidade | Mapa do Site
© 2012 PNED Plano Nacional de Ética no Desporto - Todos os Direitos Reservados