Início O PNED Documentos Orientadores Ética na Web Área do Provedor Bandeira da Ética Contatos
Recursos Pedagógicos Concursos Campanhas Publicações Espaço de Opinião Newsletter Galerias

Notícias

Imagem

Olisipíadas com a certificação da Bandeira da Ética

5 de Julho de 2018

Fernando Medina recebeu das mãos do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, a Bandeira da Ética, que distingue o trabalho de promoção dos valores éticos nos diversos programas desportivos municipais, com grande afirmação nas Olisipíadas. O momento aconteceu durante a cerimónia de prémios de mérito desportivo às juntas de freguesia, agrupamentos de escolas e associações participantes na quarta edição dos jogos da cidade, e contou ainda com a participação do vice-presidente da autarquia e responsável pelo Desporto, Duarte Cordeiro.

A bandeira, atribuída pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (programa da responsabilidade do IPDJ), reconhece as melhores práticas de promoção da ética desportiva implementadas em todos os jogos das Olisipíadas, como a utilização do Cartão Branco, que premeia atitudes e comportamentos éticos demonstrados por atletas e demais agentes desportivos, e a leitura do Juramento da Ética no início dos jogos.

Isso mesmo lembrou o secretário de Estado do Desporto, que enalteceu o trabalho de Lisboa nesta área e lembrou Martim, um jovem participante que recebeu ao longo dos jogos "mais de meia dúzia de cartões brancos, o chamado cartão do fair play". João Paulo Rebelo lembrou ainda que a cidade será Capital Europeia do Desporto em 2021, “um orgulho para todos nós” e afirma esperar que Lisboa seja “exemplo inspirador para todo o país”.

Nesta sua quarta edição, as Olisipíadas registara mais de 17 mil inscrições nas 15 modalidades em competição e nas quatro modalidades adaptadas a pessoas com deficiência.

Das 62 escolas participantes, 15 foram agora distinguidas com o Prémio de Mérito Desportivo Escolas, 11 das 24 freguesias participantes receberam também prémios de Mérito Desportivo.

O Prémio Espírito Desportivo foi atribuído à Junta de Freguesia de Campo de Ourique.

[ + Notícias ]


Página Inicial | Contatos | Política de Privacidade | Mapa do Site
© 2012 PNED Plano Nacional de Ética no Desporto - Todos os Direitos Reservados