Início O PNED Documentos Orientadores Ética na Web Área do Provedor Bandeira da Ética Contatos
Recursos Pedagógicos Concursos Campanhas Publicações Espaço de Opinião Newsletter Galerias

Notícias

Imagem

O PNED na 6ª Edição do CRIAMAR Street Football

29 de Setembro de 2017

O PNED esteve presente na 6ª edição do CRIAMAR Street Football que se realizou entre os dias 15 e 17 de Setembro no Bairro da Nazaré, Funchal-Madeira, e que teve como padrinho o ex-internacional português Maniche.

O arranque desta edição iniciou-se no dia 15 com uma acção de formação – “Educação para Valores e Ética pela Prática Desportiva – ministrada por André Carvalho e que contou com uma multiplicidade de agentes desportivos, entre os quais, Treinadores de Desporto, Técnicos de Exercício Físico, Directores Técnicos, Pais, crianças e jovens, entre outros a quem o tema despertou interesse.

Nos dias 16 e 17 desenrolou-se o torneio propriamente dito com jogos a decorrer de forma quase ininterrupta de manhã ao fim do dia, em escalões sub-10 e sub-12.

A organização deste torneio, a cargo da CRIAMAR, fez questão de deixar bem vincado e presente o tema da ética desportiva, que foi transversal a toda a 6ª edição.

Foram disponibilizados materiais sobre o tema, afixado um grande cartaz sobre “O comportamento ético dos Pais”, foi lido o juramento pela ética por jogadores, pais e árbitros e os pais foram convidados a entrarem em campo com os seus filhos, perfilando com as equipas vestindo a camisola do “Respeito”.

Todos estas práticas evidenciam o compromisso assumido pela entidade promotora do evento para com a Ética no Desporto.

Os resultados deste foco foram sendo observados dia-a-dia, onde além do comportamento exemplar dos jogadores, se destaca a postura positiva e o fair-play das centenas de pais que acompanharam os seus filhos.

Este evento teve a cobertura total do canal naminhaterra.tv transmitindo jogos em directo e realizando entrevistas sobre vários temas, entre os quais o da Ética desportiva.

O balanço é portanto altamente positivo. Iniciativas destas são efectivamente de louvar.

[ + Notícias ]


Página Inicial | Contatos | Política de Privacidade | Mapa do Site
© 2012 PNED Plano Nacional de Ética no Desporto - Todos os Direitos Reservados