Início O PNED Documentos Orientadores Ética na Web Área do Provedor Bandeira da Ética Contatos
Recursos Pedagógicos Concursos Campanhas Publicações Formação Avançada Newsletter Galerias

Formação Avançada

Enquadramento


Apesar da atenção que tem sido dada nos últimos tempos às questões dos valores e da ética no desporto, regularmente somos confrontados nos meios de comunicação social e nos espaços desportivos com exemplos de comportamentos antiéticos protagonizados por dirigentes, técnicos/treinadores, atletas, pais e púbico em geral.

Neste sentido, este programa de formação, constituído por 29 ações, que irão funcionar em vários locais do país, tem com objetivo central promover a formação no âmbito dos valores e da ética desportiva.


Aspira contribuir para a formação de agentes com atuação no âmbito do desporto, promovendo o desenvolvimento de competências de reflexão e de intervenção que permitam a ponderação e a tomada de decisões acerca de questões específicas associadas ao seu contexto profissional.


Apresenta uma dimensão teórica/reflexiva onde se estimula uma análise mais centrada na contextualização mais científica tendo em consideração os princípios, fundamentos, códigos e normativas e uma dimensão mais operacional/prática, assente numa base pedagógica / didática / metodológica, a qual pretende apresentar propostas de operacionalização dos valores nos diferentes contextos de intervenção profissional.


Contará também com a produção de conteúdos (ex: documentos escritos, fichas de trabalho, power points, etc.) alusivos aos temas das ações de formação que serão disponibilizados no site do PNED e/ou CLUB TOP.


Este programa, criado no âmbito REDESPP (Rede de Escolas do Ensino Superior Politécnico com Formação em Desporto), é implementado pelos Institutos Politécnicos de Leiria, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu em associação com o Instituto Português do Desporto e Juventude / Plano Nacional de Ética no Desporto.
O seu formato foi constituído numa coerência curricular compatível com um ciclo de estudos em ética no desporto.

Destintários
Podem candidatar-se à frequência gratuita das ações de formação os agentes desportivos relacionados com as seguintes áreas: treino desportivo, exercício e saúde, educação física e desporto escolar, gestão desportiva, atividade física e desportiva por parte de pessoas com deficiência, atividade física e desportiva em espaços naturais, arbitragem, medicina desportiva e comunicação social.
Em breve será divulgada mais informação relativa aos aspetos mais específicos deste programa (inscrições, frequência e certificação, nos sites das instituições organizadoras e parceiras.


Duração
Novembro de 2019 e junho de 2021.


Locais das ações
As 29 ações de formação irão ocorrer nas cidades sedes das instituições politécnicas envolvidas.

 

Consulte o folheto informativo e calendário das ações aqui:

http://www.esev.ipv.pt/docs/noticias_fich/noticias_img/desdobravel_etica_01_06_2020_v4.pdf


Página Inicial | Contatos | Política de Privacidade | Mapa do Site
© 2012 PNED Plano Nacional de Ética no Desporto - Todos os Direitos Reservados