Início O PNED Documentos Orientadores Ética na Web Área do Provedor Bandeira da Ética Contatos
Recursos Pedagógicos Concursos Campanhas Publicações Formação Avançada Newsletter Galerias

Concursos



III Edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”

Aviso de abertura - 27 de novembro de 2014

O Instituto Português do Desporto e Juventude I.P., através do Plano Nacional de Ética no Desporto, com o apoio do Jornal Desportivo A Bola, a Direção-Geral da Educação/Desporto Escolar e o Comité Olímpico de Portugal, instituem a III Edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”.

O Concurso tem por objetivo estimular a produção de trabalhos escritos relacionados com a Ética na Vida e no Desporto, galardoando aqueles que melhor qualidade apresentarem, por estudantes do ensino secundário dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas, de Línguas e Humanidades e de Artes Visuais e dos Cursos Profissionais ministrados em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

O prazo de apresentação dos trabalhos decorre de 1 de março a 30 de abril de 2015.

Regulamento do concurso aqui

Ficha de candidatura aqui

Concurso Terminado

Aos nove dias do mês de julho de dois mil e quinze, pelas quinze horas, reuniu nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), sita na Rua Rodrigo da Fonseca, número cinquenta e cinco, piso dois, Lisboa, o júri constituído para atribuição dos prémios no âmbito do concurso literário “A Ética na Vida e no Desporto", instituído pelo IPDJ, I.P. em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), Comité Olímpico de Portugal e o Jornal “A Bola”.

Estiveram presentes:
- Augusto Flor, em representação da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, que presidiu;
- Jorge Rafael, em representação da DGE/Desporto Escolar;
- Filipe Arraiano, em representação da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais;
- Humberto Gomes, na qualidade de Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto.
O membro do Júri António Simões do Jornal “A Bola” justificou a sua ausência por deveres profissionais de última hora. Foi contudo, auscultado na fase final da deliberação tendo contribuído com a sua opinião via telefone.

Por sugestão da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, o Gabinete Coordenador do Plano Nacional de Ética Desportiva decidiu alargar o concurso em apreço aos alunos dos estabelecimentos de ensino secundário que se encontram em condição de reclusão.

Deste modo, foram consideradas duas versões do concurso: o concurso ordinário e o concurso extraordinário (para os alunos acima referidos). Ambas regeram-se pelo regulamento em vigor.

Após concluída a avaliação dos propostos a concurso, e de acordo com os critérios de avaliação expressos no artigo 13.º do Regulamento do Concurso, o júri deliberou atribuir por unanimidade:

a) Concurso Ordinário:
Diogo Nascimento (Agrupamento de Escolas de Murça), com o texto: Desporto, talvez um tutor para a vida.
Bruno Carvalho (Agrupamento de Escolas de Amares), com o texto: A ética no centro.
Bernardo Coelho (Colégio Cedros), com o texto: O renascer das cinzas.

b) Concurso Extraordinário:
João Rodrigues (Agrupamento de Escola Dr. Júlio Martins/E.P. de Chaves), com o texto: Perder ou ganhar, é desporto.
Igor Semedo (Agrupamento de Escolas nº 1 de Grândola/E.P. de Pinheiro da Cruz), com o texto: Ética no Desporto.
3º Nuno Silva (Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade/E.P. de Angra do Heroísmo), com o texto: Ficamos todos a ganhar.

Tendo sido considerada a possibilidade de atribuição de menções honrosas a alguns trabalhos, o Júri optou por manter as classificações acima.

O Plano Nacional de Ética no Desporto agradece a participação de todos os participantes e enaltece a qualidade dos trabalhos recebidos. Esperemos que voltem a concorrer na próxima edição do concurso – aviso de abertura em breve.

Agradece, também, aos parceiros institucionais deste concurso bem como aos jurados que apreciaram e avaliaram os muitos trabalhos recebidos.




Página Inicial | Contatos | Política de Privacidade | Mapa do Site
© 2012 PNED Plano Nacional de Ética no Desporto - Todos os Direitos Reservados