Início O PNED Documentos Orientadores Ética na Web Área do Provedor Bandeira da Ética Contatos
Recursos Pedagógicos Concursos Campanhas Publicações Espaço de Opinião Newsletter Galerias

Concursos



II Edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”

Aviso de abertura de Concurso
16 de outubro de 2013

O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED)/Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.), com o apoio do Jornal Desportivo A Bola, a Direção-Geral da Educação/Desporto Escolar e o Comité Olímpico de Portugal (COP), instituem a II Edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”.

O Concurso tem por objetivo estimular a produção de trabalhos escritos relacionados com a Ética na Vida e no Desporto, galardoando aqueles que melhor qualidade apresentarem, por estudantes do ensino secundário dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas, de Línguas e Humanidades e de Artes Visuais e dos Cursos Profissionais ministrados em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

O prazo de apresentação dos trabalhos decorre de 1 de janeiro a 28 de fevereiro de 2014.

 

Regulamento do concurso aqui

Ficha de candidatura aqui

Concurso Terminado.

A dezoito de junho de dois mil e catorze, pelas quinze horas, reuniu nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), sita na Rua Rodrigo da Fonseca, número cinquenta e cinco, piso dois, Lisboa, o júri constituído para atribuição dos prémios no âmbito do concurso literário “A Ética na Vida e no Desporto", instituído pelo IPDJ, I.P. em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), Comité Olímpico de Portugal e o Jornal “A Bola”.

Estiveram presentes:
- Rodolfo Begonha, que presidiu;
- Humberto Ricardo, em representação do PNED;
- Fernanda Borges, em representação da DGE;
- Augusto Flor, em representação da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto;
- António Simões, Em representação do Jornal “A Bola”.

Após concluída a avaliação dos propostos a concurso, e de acordo com os critérios de avaliação expressos no artigo 13.º do Regulamento do Concurso, que valorizam a qualidade da escrita, a criatividade e a inovação literária, o júri deliberou atribuir, por unanimidade:
- O primeiro prémio ao trabalho escrito por Ana Margarida Simões, intitulado “Do Pensamento Grego a Albert Camus;
- O segundo prémio ao trabalho apresentado por Nuno Ribeiro, intitulado “Para quando um lugar ético no desporto e nos seus adeptos?;
- E o terceiro prémio a Pedro Poças, que apresentou o trabalho intitulado “Abraço o Desporto.

O Júri considerou ainda que a iniciativa teve o mérito de sensibilizar e levar à reflexão desta importante matéria no seio de jovens que demonstraram conhecer e dominar o tema, independentemente da maior ou menor qualidade literária. A todos os concorrentes, o Júri agradece os trabalhos apresentados e exorta à participação em iniciativas futuras.




Página Inicial | Contatos | Política de Privacidade | Mapa do Site
© 2012 PNED Plano Nacional de Ética no Desporto - Todos os Direitos Reservados